A captação de dados sempre fez parte do marketing, mas agora, em um mundo cada vez mais dinâmico e digital, essa importância está cada vez maior. Foi-se a época em que as ações de marketing eram praticamente como atirar em alvos com os olhos vendados. Graças a tecnologia e ao boom do digital, é possível rastrear, coletar e medir os dados gerados por cada tipo de campanha.
Links rastreáveis, sites, captação de cookies, interações nas redes sociais, cliques em anúncios, tudo isso e muito mais geram dados e com esses dados em mãos, é possível sanar erros, repetir acertos e principalmente, chegar ao público-alvo de forma mais precisa.
Seja qual for a atividade de um negócio ou a plataforma que utiliza para se comunicar, é impossível falar em bom desempenho de uma ação de marketing sem que ela gere dados mensuráveis.
No mundo digital é possível medir a resposta do público-alvo em tempo real. Podemos gerar dados que demonstram como foi a reação do cliente, como ele interage e, acima de tudo, como ele finaliza uma compra ou contratação de um serviço.
Com a medição, podemos criar campanhas cada vez mais relevantes, com mais chances de sucesso e que tem mais chances de trazer resultados positivos para uma empresa.
Quais dados podem ser gerados no digital?
A CASE ON – única agência de propaganda da região de Avaré e Botucatu com selo Google Partner – explica para você quais os tipos de medições podemos fazer com a coleta de dados.
É possível, por exemplo, extrair dados de um determinado período com o objetivo de entender o que os clientes estão comprando, quando estão comprando, que etapas estão realizando no processo e muito mais. Esses dados podem ajudar a expor problemas de desempenho e também entender melhor quais estratégias de marketing e vendas estão dando certo. Um registro de uma compra em um site de comércio eletrônico pode servir como um exemplo desse tipo de dados.
Através de preenchimento de formulários subscrições, entre outros, também é possível gerar dados que ajudarão a entrar em contato com potenciais clientes.
Graças ao uso de dados, as empresas podem testar tipos diferentes de linguagem, e verificar qual atinge seu público; além disso também é possível analisar o comportamento do usuário.
Como os dados gerados pelo marketing influenciam seu negócio?
Com os dados em mãos é possível incrementar pontos de vendas, melhorar apresentação e conteúdo de produtos, além de possibilitar a criação de campanhas mais segmentadas e sofisticadas no futuro.
Os insights de dados influenciam estrategicamente todas as ações futuras que a empresa poderá adotar, pois através deles é possível avaliar o comportamento e as atividades dos clientes ao longo de um período pré-determinado.
Embora as aplicações possam parecer muito simples, a verdade é que trabalhar com captação e geração de dados no marketing é um trabalho complexo e essencial na atualidade.
Para conseguir bons resultados, a principal dica é procurar quem entende do assunto para avaliar quais aplicações são viáveis e importantes para o seu negócio. Por isso, entre em contato com a CASE ON agora mesmo e fique por dentro de tudo que temos a oferecer!
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DOS DADOS PARA AS CAMPANHAS DE MARKETING