Empresas de todos os portes sofreram um grande impacto negativo devido a atual pandemia. Com a incerteza rondando os próximos meses, sendo proprietário de uma empresa, você provavelmente está procurando maneiras de sobreviver.
O coronavírus está causando uma crise sem precedentes em todo o mundo. O sistema de saúde pode colapsar a qualquer momento, a economia está em uma situação crítica, as pessoas estão com medo, sem dinheiro e empreendedores estão com o medo da falência.
Se você está acompanhando as constantes atualizações de notícias, provavelmente está se perguntando quando seu negócio poderá abrir as portas novamente. Mas acredite, essa situação não vai durar para sempre e, com as ações corretas, sua empresa não vai fechar.
A atualidade pede que novas medidas sejam tomadas, precisamos encarar esse momento como o novo normal e, perante isso, confira algumas dicas de marketing digital que a CASE ON selecionou para ajudar sua empresa.
10 ideias de marketing digital a serem consideradas durante o coronavírus
1. Conecte-se com seus clientes nas mídias sociais
Muitos de nós estão trancados em casa, não podemos ver pessoas queridas e até mesmo comprar alimentos se tornou uma tarefa cheia de riscos. A única coisa que restou para manter nossos laços são as redes sociais.
E este momento deve ser encarado como oportunidade para firmar sua presença online e mostrar que mesmo de longe, sua marca está próxima do público-alvo.
Também é hora de deixar claro que não se trata de uma empresa vazia, você precisa demonstrar empatia e posicionamento perante a situação.
2. Verifique se o seu negócio pode ser encontrado on-line
Caso você não tenha notado, mais pessoas estão on-line agora do que em seus carros ou andando nas calçadas. O tráfego de pesquisa aumentou significativamente na semana passada e continuará a subir à medida que mais e mais pessoas ficam em casa. Todos nós estamos colados aos nossos computadores e telefones, procurando por atualizações em nossa comunidade.
Também estamos procurando entretenimento e maneiras de passar o tempo. Para muitos, isso inclui compras em lojas virtuais.
Você deve usar estratégias de otimização (SEO) para subir ao topo das páginas de resultados do Google, para que sua empresa possa ser facilmente encontrada.
3. Publicidade Pay-Per-Click (PPC) é uma jogada inteligente agora
Com mais pessoas em casa é uma grande oportunidade para as empresas usarem o marketing PPC para alcançar seus clientes e obter uma vantagem competitiva.
Anunciar no Google, Instagram, Facebook e demais plataformas é uma forma simples de colocar sua empresa ‘na boca do povo’. Graças a possibilidade de medir e direcionar absolutamente tudo, você pode atingir com mais precisão seu público-alvo.
4. Fique de olho na concorrência
Os concorrentes podem estar interrompendo suas campanhas devido ao medo do futuro ou da situação atual, ou podem estar criando campanhas de grande sucesso que estão atraindo ainda mais os consumidores.
Siga e verifique diariamente o que eles estão fazendo e construa sua campanha com mais chances de sucesso ao analisar quem está disputando um lugar ao sol com você.
5. Prepare sua empresa para o retorno
Como observamos em diversos países, o surto de coronavírus deve desaparecer após alguns meses. É quando a normalidade retorna e os hábitos de consumo dos consumidores se estabilizam. Você deve se lembrar que ações de agora também devem incluir estratégias de longo prazo.
O que você faz hoje para sua campanha de SEO, por exemplo, afetará seu tráfego de pesquisa orgânica daqui a dois meses ou mais. Pausar sua campanha digital agora agora pode ter um impacto negativo no faturamento futuro.
6. Circunstâncias únicas oferecem oportunidades para uma oferta especial
Durante esse período incerto, você tem a chance de mostrar suporte para sua base de clientes oferecendo descontos especiais que manterão sua receita fluindo.
Muitas pessoas estão aproveitando para comprar eletrodomésticos, celulares, roupas, materiais de reforma, entre outros.
Ao destacar uma oferta atrativa, você pode manter e até mesmo aumentar suas vendas.
7. Foque localmente
Ações voltadas ao público-alvo local são mais importantes agora do que nunca. O tempo de entrega é menor, o custo do frete é menor e, além disso, consumidores estão propensos a comprar de empresas locais.
8. Seja mais dinâmico
Com o aumento das horas on-line, usuários das redes sociais precisam de conteúdo que realmente chamem sua atenção, que realmente seja atrativo.
Criar campanhas orgânicas ou pagas mais dinâmicas têm mais chance de conquistá-los.
9. Encontre a maneira certa de se comunicar
Encontre o tom correto para se comunicar com seu público. Lembre-se que cada rede social tem sua linguagem própria. O Instagram é mais descontraído, o Linkedin mais sério, E-mail Marketing precisa ser pensado para comunicar alguma vantagem imediata e especial e assim por diante.
10. Use esse tempo para estudar
Se sua empresa está mais devagar neste período, não deixe o tempo extra passar em branco. Aproveite para ler e se informar sobre estratégias de marketing e como o seu setor de mercado está lidando com o problema.
Em momentos como esse, o desânimo pode bater e para combatê-lo, informação é uma excelente arma. Conte com a CASE ON para ajudar nessa luta!