Instagram lança plataforma para concorrer com YouTube
O Instagram acaba de mergulhar no mundo vídeos longos, inaugurando um novo formato e uma nova plataforma – chamada de IGTV – que permite a hospedagem de vídeos verticais com duração de até 60 minutos.
Kevin Systrom, CEO do Instagram, deixou bem claro que o IGTV foi totalmente pensada para ser a mais adequada plataforma de vídeo para o uso mobile. “É o primeiro móvel. É simples e de qualidade. Isso é IGTV”, disse o CEO Kevin Systrom.
O que é o IGTV?
Com 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, e agora com a possibilidade de upload de vídeos longos, o Instagram deixa de ser apenas uma plataforma de compartilhamento de imagens, para ser mais uma plataforma de criação e compartilhamento de conteúdo.
Transmitidos na vertical (com o celular em pé), os vídeos no IGTV serão selecionados em canais, sendo que qualquer usuário pode enviar vídeos. O novo recurso pode manter os usuários no aplicativo por mais tempo e ajudar o Instagram a captar recursos em publicidade, no entanto, o IGTV ficará livre de anúncios por enquanto, já que o Instagram se concentra no engajamento. Porém aqui vale um adendo: Systrom disse que os anúncios são uma possibilidade no futuro.
Por isso, aqui vai uma dica da CASE ON: empresas devem começar já o planejamento de campanha dentro desta nova plataforma.
O IGTV está integrado ao Instagram comum, mas possui um app autônomo, que pode ser baixado tanto em sistema Android quanto iOS.
Systrom disse que o Instagram não espera muita interação entre o feed do Instagram e o IGTV, por isso, é importante ter isso em mente quando for começar a criar conteúdo na nova plataforma.
• O app possui 4 abas: “Para você” (recomendações com base no seu uso); “Seguindo” (canais que você segue); “Populares” (com os vídeos em alta) e “Continuar assistindo” (mostrando seu histórico de uso).
• Para subir vídeos é preciso criar um canal no IGTV, sendo que este canal vai funcionar separadamente do perfil do Instagram.
• Serão aceitos apenas vídeos feitos na vertical, com proporção mínima de 4:5 e máxima de 9:16.
• Assim como em seu concorrente YouTube, no IGTV os usuários poderão fazer transmissões ao vivo.
• Um detalhe importante: canais famosos terão acesso a mais recursos.
• Usuários comuns poderão subir vídeos com até 10 minutos, no máximo.
• Vídeos com até 60 minutos serão liberados apenas para contas verificadas.
• Na tela principal do app, o usuário recebe recomendações de vídeos que pode gostar.
• É possível fazer um comentário, curtir e compartilhar o conteúdo com os amigos.
• Como é baseado no Instagram, IGTV começa a exibir vídeos assim que se abre o aplicativo; esses vídeos podem ser de canais que o usuário já segue, ou de outros canais, baseado nos interesses anteriores.
• Outro detalhe: os vídeos começam a se reproduzir sem som, cabendo ao usuário decidir se deseja ou não ativar o áudio.
Com essas características, é fácil concluir que o IGTV tem uma proposta muito diferente do YouTube e outras plataformas de compartilhamento de vídeos. Nele, o principal objetivo é favorecer o uso no mobile.
Para produzir conteúdo de qualidade e garantir que a nova plataforma seja uma ferramenta de marketing e expansão de marca, é preciso entender a relevância do mobile no mundo atual.
A CASE ON entende do assunto, e pode oferecer a você planos de ação que ajudarão sua marca a entrar no IGTV com o pé direito.
IGTV, O APLICATIVO HOSPEDARÁ VÍDEOS VERTICAIS POR ATÉ 60 MINUTOS.